Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica baseia-se na teoria sócio-interacionista de Vygotsky, favorecendo assim uma aprendizagem significativa para a criança através de interações sociais com o meio e com as pessoas que a cercam, tendo como ponto de partida os conhecimentos prévios da criança; e com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), onde são explorados os campos de experiência com atividades pedagógicas selecionadas e aprimoradas para as diferentes faixas etárias.

Acreditamos também que o brincar é essencial, pois é brincando que a criança desenvolve sua criatividade e imaginação, ampliando o conhecimento sobre si e sobre o mundo que está a sua volta e desenvolve as primeiras noções de respeito ao próximo, capacidade de dividir, confiança em si mesmo e empatia. Assim, sempre em busca de novidades, buscamos aplicar no dia a dia todo o nosso amor e conhecimento.

Hoje temos parceria com a Google for education e utilizamos o material da editora Positivo, trazendo a tecnologia para o mundo da educação.

Metodologia

A nossa metodologia é adequada às necessidades de cada faixa etária. Em um ambiente lúdico e colorido, buscamos o aprendizado a partir de aulas diversificadas fazendo com que o aluno divirta-se com cada descoberta.

  • Artes: os desenhos, pinturas e trabalhos manuais são a primeira forma possível de expressão das crianças. Através das artes visuais será trabalhada a motricidade fina e a destreza dos dedos, preparação que fundamentará o desenvolvimento da escrita posteriormente. estimular ainda mais o lado lúdico das crianças.
  • Lego: Por meio de brincadeiras e atividades as crianças exploram e aprendem sobre emoções e relações sociais, são estimuladas no desenvolvimento da linguagem, veem como o mundo real funciona, constroem a autoconfiança e dão vida às ideias, além de desenvolver competências para resolução de problemas.

  • Literatura / Contação de história: Proporcionar as crianças a associação de vivências ao ouvirem lidando melhor com suas dificuldades, sentimentos e emoções, por exemplo. Incentivar à leitura, além de ampliar o vocabulário e os campos de conhecimento, é um grande exercício para a imaginação.
  • Valores e princípios / Educação sócio-emocional: trabalhar competências sócio-emocionais, colocando em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável, entre outros.
  • Informática - KIDS 2/3/4: Utilizar o computador como parte do material didático, estimulando a participação das crianças, aprimorando a coordenação motora, concentração, atenção e ampliando as percepções visual, auditiva e espacial.
  • Musicalização: a música, além de acalmar as crianças, tem um importante papel no desenvolvimento do raciocínio lógico e da linguagem. Proporcionar contato com diferentes ritmos e brincadeiras relacionadas às músicas que são trabalhadas.

Galeria

Conheça um pouco mais da Favo de Mel Bilíngue